A Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia (LEONCO) surgiu em 2013, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), a partir da iniciativa de alunas da graduação com a colaboração da Prof. Dra. Vanessa de Brito Poveda, docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola. Sendo uma entidade extensionista, científica e sem fins lucrativos, o objetivo principal da criação da Liga era aproximar a comunidade acadêmica ás ações de saúde promovidas pela enfermagem no campo da oncologia.
Tendo em vista a prevenção da doença e o cuidado ao paciente oncológico, os integrantes da LEONCO, além de participarem de estágios extracurriculares, criaram as aulas chamadas de “segundas científicas”, que abordam diversos assuntos relacionados à oncologia e ao cuidado do paciente com câncer e, ainda hoje, são realizadas nas últimas segundas-feiras de cada mês.
No final de 2016, a LEONCO conseguiu uma parceria com a ONG Beaba. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que promove ações de desmistificação do câncer para crianças, adolescentes e seus acompanhantes.
Atualmente, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia possui 6 integrantes da graduação da EEUSP e, além da Prof. Dra. Vanessa de Brito Poveda, a coordenação conta com a colaboração da Prof. Dra. Marina de Góes Salvetti, também docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola. Desde seu início, a LEONCO está em contínuo desenvolvimento, sempre tendo como missão aproximar o estudante de enfermagem ao campo da oncologia, com atividades de prevenção e promoção de saúde.